segunda-feira, 18 de junho de 2007

tapete de flores

Você já experimentou criar patterns com tubes? E depois desse pattern criado, mexer no seu menu Colors e mudar tudo? E além disso, que tal colocar uma mask e colar mais um tube ou figura no centro dele?
Pois é, é isso que vamos fazer aqui.

Para esse tuto, você precisará de:
- tubes de flores (os que são as flores soltas, sem talo ou folhas de preferencia)
- mask heart (anexa) ou outra que tenha o mesmo efeito fade
- tube ou figura romântica de fundo de cor uniforme que possa ser removido
- programa 20/20

1 - abra uma imagem transparente de 300x300 px
2 - cubra toda essa imagem com tubes de flores. Pode ser o mesmo, ou variado. Você pode também mexer no tamanho do size, colocando uns maiores, outros menores. Vá colocando os tubes de modo a cobrir toda a superfície da figura. No meu, exagerei bem e coloquei flor de tudo quanto é tipo e cor, até cravo de defunto, e ficou assim



3 - Continuando, vamos ao menu colors, escola grayscale
4 - no mesmo menu colors, increase colors 16 millions
5 - ainda em colors, colorize. Mexa nos botões até encontrar um tom que ache legal, mas deixe a saturação em baixa. Fica mais bonito. Veja minhas configurações:



Importante: observe que é bem diferente você colorizar uma foto em P&B de pintar com textura em duas cores diferentes.

6 - Nesse ponto veja como está a luminosidade do seu trabalho. Caso a figura esteja muito clara ou muito escura, você corrige esse problema indo em colors/adjust/brightness contrast. Aqui, deixo a dica. Os valores acima de zero em brightness, clareiam a figura, abaixo, escurecem. Em contrast, a escala vai de -100 (fica uma coisa uniforme, quase sem "desenho", e escura) até 100 (positivos). Geralmente deixo o contrast como está, em zero.
Esse item seis é opcional e na verdade não mexi nele. aqui.

7 - em sua figura, vá no menu edit e copy. abra o 20/20. Lá paste as new image. Escolha image e o item muted background. 50 por cento é uma boa escolha para esse fundo. Edit/copy, feche o 20/20.
(em vez do 20/20 você pode usar o seamless tile do PSP 9 e depois usa os recursos de cor para clarear e esmaeacer a cor)



8 - volte ao PSP e paste as new image, abrindo sua figura esmaecida. Duplique. Em uma das cópias dê resize, 50 por cento e aguarde.
9 - no centro da figura de tamanho normal, adicione uma nova layer e cole um tube romantico. Escolhi um casal, mas pode ser qualquer outra coisa do seu agrado. Procure colocar esse tube exatamente no centro do padrão e diminua se for muito grande.
Se seu "catálogo" de tubes estiver como o meu, cheio demais e demorar de carregar, uma dica é abrir o tube como figura normal, redimensionar se necessário. Foi o que fiz aqui depois de travar tres vezes...
10 - repita o processo de mudar para gray scale, aumentar as cores e colorizar explicado nos passos 3, 4 e 5. depois disso vá em layers/merge all flatten
11 - agora, vamos aplicar a mask de coração e deletar com merged yes
12 - effect/3d effects/drop shadow a gosto.
13 - abra uma imagem de 1024x310 transparente.
14 - pinte de branco.
15 - adicione nova layer e pinte com a imagem das flores miuda que está minimizada. Para isso, configure seu foreground na paleta de cores em pattern e escolha a imagem das florzinhas.
reduza a opacidade para 40 a 45 por cento.
16 - depois disso basta dar layer/merge all, assinar e salvar.



Mask

Nenhum comentário: