segunda-feira, 26 de maio de 2008

Desenhando uma casinha



Existem tutoriais de casas na net. Alguns já tem tudo pronto.
Mas, quando desenhei minha primeira casinha, eu não sabia disso.
E continuei sem saber, pois preferi continuar desenhando minhas casas
sem ajuda de seleções, presets e outros recursos.
Agora, resolvi ensinar a você.

Nossa casinha será simpática, com dois andares, sotão, varanda e tudo o
que você tiver direito.

1 - Abra uma imagem transparente de 500x500. Se quiser, pode abrir menor, mas eu prefiro sempre trabalhar imagens
maiores nem que depois seja preciso dar resize.
2 - começaremos pelo "corpo" da casa. Selecione uma área em retângulo mais ou menos no centro dessa figura.
3 - deixe uma folga em cima e embaixo pois acrescentaremos telhado e outros detalhes.
4 - pinte da cor que vc gosta mais, de preferencia clara.
5 - ainda com a seleção, vá em effect/texture effects/texture e escolha o tijolo. configurei em 44 por cento o tamanho e deixei o resto como estava lá.
6 - vamos ao telhado. Acrescente uma layer. Selecione outro retangulo, acima do corpo da sua casa, pinte de vermelho ou outra cor escura. A seleção deve ser um pouco maior que o corpo de sua casinha, mas não muito.
7 - agora aplique de novo effect/texture effect/texture. apliquei o numero 33 como está lá.
8 - Pode retirar a seleção, vá no deformation, pressione control e chegue a borda inferior para fora em 20 px
9 - nova layer. selecione um retangulo mais alto e mais estreito que o anterior, e pinte de vermelho
10 - mesmo efeito de textura.
11 - deformation. control pressionado, abra as bases inferiores de forma que as laterais deste telhado e do anterior fiquem
paralelas (tenham a mesma angulação). Achando proporcional, desproporcional, grande ou pequeno, vc corrige com o deformation.
12 - destaque este telhado com um leve drop shadow
13 - passo opcional: tire a visibilidade da layer corpo da casa, dê merge visible no telhado. NUNCA SE ESQUEÇA DE NOMEAR SUAS LAYERS.
14 - eu apliquei depois disso drop shadow para dar profundidade
15 - vamos ao telhado da varanha. acrescente uma layer e selecione um retangulo estreito e comprido (no sentido horizontal) no meio do corpo da casa.
16 - pinte de vermelho, aplique a mesma textura anterior, deformation abrindo as bases e drop shadow.
17 - vamos a porta da casa. Nova layer. Faça uma seleção retangular no centro e na base inferior da figura. pinte da cor que quiser. Se quiser, faça por cima do retangulo uma seleção em elipse, depois, pinte da mesma cor.
18 - vamos fazer bolachas nesta porta. Olha, essa é a pior parte. aconselho a usar a lupa ou dar zoom by one. selecione retangulos e dê butonize neles
19 - para a maçaneta, eu apenas dei uma "sopradinha" de preto com o airbrush.
20 - continuando, vamos a janela do sotão. Aqui, vc escolhe a ferramenta preset shape, configura como vetor e escolhe a mesma cor da porta
21 - selections from vector object - promova para layer
22 - selection contract 5
23 - acrescente outra layer, pinte com padrão vidro
24 - tire a visibilidade das outras layers e merge as duas layers visiveis renomeie para janelasotao
25 - complemente selecionando a parte branca, aplicando inner bevel e em seguida drop shadow
26 - edit copy
27 - edit paste as new layer
28 - reduza o tamanho desta layer em 70 por cento e coloque mais uma ou duas vezes sobre o telhado
29 - faça as janelas da casa (no terreo e no primeiro andar) do mesmo jeito mas escolhendo a ferramenta retangulo.
30 - nas janelas do corpo da casa, depois da aplicar o padrão vidro eu tracei duas linhas com o lapis (single line) em branco,
cruzando.
31 - selecione o branco, iner bevel, depois drop shadow
32 - feita uma janela, é só agora edit/copy edit paste as new layer e posicionar onde quiser e quantas janelas quiser
33 - nas janelas do terreo, usei o deformation para deixá-las bem largas.
34 - pode dar merge visible nas janelas e corpo da casa. Mantenha essa layer abaixo das duas layers de telhado
35 - vamos fazer a varanda. começamos pelo chão que pode ser pintado da cor que quiser, até mesmo um pattern, ou aplicado um efeito como o grid. Aqui, abra uma outra layer de 500x500, pinte o chão como quiser. eu pintei de marrom.
36 - aplique os efeitos que quiser. eu usei o eye candy 4000 fur, o VM Tool Box GRID, e o Simple Diamond
37 - com o deformation, arraste toda a layer para a parte superior da figura
38 - ainda com o deformation pressionando control, arraste o lado direito movimentado da direita para a esquerda (de fora pra dentro) 50 px
39 - edit/copy e edit paste as new layer na casinha posicionando abaixo de todas as layers
40 - corte os excessos das laterais e com o deformation acerte a layer para ficar proporcional a casinha.
Esse passo vai exigir paciencia e uso do deformation, borracha, etc, até as pontas ficarem certas.
41 - nova layer, faça uma seleção retangular acompanhando a varanda. essa seleção é fininha.
42 - vamos as colunas da varanda. entre as layers corpo da casa e telhado da varanda, acrescente uma layer
e selecione uma área em retângulo fina e comprida
43 - aplique o mura's seamless/stripe by cilinder
44 - inner bevel round
45 - com o deformation, estique essa layer um pouco pra baixo e corte a parte de baixo para tirar o achatado
46 - copie e cole essa layer quatro vezes na varanda (uma no extermo direito, duas lado a lado no meio).
47 - faça agora colunas menores e mais estreitas para serem colocadas entre as colunas maiores
45 - agora faça as grades horizontais. acrescenta nova layer, seleciona uma tirinha horizontal,
pinta de branco, mura's cylinder
46 - repita essa layer duas vezes de um lado, e tres vezes do outro lado.
47 - posicione as colunas maiores acima dessas layers horizontais.
48 - finalmente, de layers merge all flaten ou layers merge visible, salve como tube ou psp, ou aplique esta casinha em um desenho qualquer.

Nenhum comentário: