quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Tutorial Navega



Este tutorial é uma homenagem a poeta Silvana Duboc.

1 - Abra uma imagem no PSP. Importante que ela tenha água. Pode ser mar, lago, riacho, etc. Bom, se não tiver, podemos alagar qualquer coisa com o filtro flood do flaming pear (que eu chamo carinhosamente de mar instantâneo). Escolhi um lindo quadro do Paul Landry que estava escandalosamente grande e precisei diminuir.
2 - Escolha uma máscara redonda. Pode ser fade ou não, a seu gosto... Dessa vez, não será Ditatutorial porque gostaria de ver a criatividade da turma... Abra no PSP para aplicar como Mask/New from image... mas agora, não. peraí um tiquinho.
3 - Escolha para o foreground uma cor forte da sua imagem. Adicione uma layer e pinte com esta cor.
4 - Vamos abrir nosso plug in Art Texture e mexer nele... Vá em Edit, escolha uma pattern que tenha uma cor que contenha a sua. Antes disso, tome nota do código de sua cor lá do foreground. Eu fiz com a paleta 51, depois escolhi um efeito bem desenhado...
5 - Continuando, aplique o Effect/Artistic/Brushstroke. Escolha uma configuração do seu gosto. Eu uso muito o water colors.
6 - Aplique mais uma layer pintada com o tom forte que você escolheu antes, ou outro mais escuro. Diminua a opacidade desta layer para 50 por cento. Clique no óculos e tire a visibilidade do backgrond, e dê merge visible nas layers 2 e 3.
7 - Clique com o mouse na layer de nome merged, e com o mouse clicado arraste a layer para um canto limpo do psp abrindo uma outra imagem.
8 - Nesta nova layer aplique o Flaming pear/Twist
- Depois de novo o brush stroke, o seamless tile ou o quick tile e deixe ele quietinho...
10 - Volte a figura principal e aplique a máscara escolhida. Optei pela fadeedge. É uma das que mais uso pois se confunde com a própria imagem parecendo um quadro. Vamos dar uma moldura nela. Primeiro, uma borda pequena de 1 a 5 px, preta, com cutout a seu gosto.
11 - Em seguida, uma margem maior. Coloquei uma de 12 px... Pintei de amarelo, apliquei o art texture dourado, seguido de, pool shadow (filter factory galery A) e do fantastic machine/paint engine.
12 - Lembra da figura bagunçada com o twist??? Vamos usar ela no fundo. Abra imagem de 1024 x sua figura mais 20. Aplique o fundo do twist como nova layer, ajeite na imagem com o deformation. Cole o quadro, assine de preferência no céu, nas laterais onde quiser, pois vamos animar a água.
13 - Com a ferramenta Freehand (laço) selecione a água. Dê shift + D duas vezes. Temos três cópias. Aplique o efeito Wave nas três imagens com definições diferentes. É isso que na união do gif fará ele animado. Salve as 3 imagens em .psp.
14 - Abra o Animation Shop. Clique em Files/Animation Wizard. Siga as instruções janelas, coloque as figuras que você salvou no local onde tem Add Image. Salve em gif comprimindo a imagem senão vai pesar horrores.

Nenhum comentário: